terça-feira, 9 de outubro de 2007

O resto é acessório

Estava pensando eu o que realmente significaria a formatura da faculdade. O fim de uma etapa da vida? Talvez. O início de outra? Quem sabe. O momento no qual passamos a ser profissionais? Quiçá. Toda estas possibilidade são válidas, entretanto, não tenho a menor dúvida que o maior significado para mim dessa formatura é o seguinte: pela primeira vez na vida vou deixar de ser estudante e, assim, não estenderei mais mão para o cobrador do ônibus para lhe passar a carteirinha escolar.
Isso sim é uma mudança real e significativa. Não sei quanto tempo vou demorar para me acostumar a não fazer o gesto de pôr a mão no bolso e pegar aquele "documento" amassado e surrado já no final do ano. Acabarão as regalias de estudante. Meia-entrada em cinemas, teatros, jogos de futebol, desconto na passagem de ônibus, entre outros, nunca mais, ou somente depois em um futuro mestrado.

Para mim, esse é o principal significado prático da formatura: ter que pagar passagem integral no ônibus. O resto é acessório.

Um comentário:

Marcelo disse...

taí um bom motivo pra não se formar. por essas e outras que ficarei um semestre a mais.