Jornalistas sentados. Câmeras e gravadores ligados. Canetas rabiscando bloquinhos de papel. Importante autoridade da segurança pública do Estado dando uma entrevista coletiva para apresentar o balanço das atividades do ano de 2008. A certa altura da convers, uma jornalista questiona a autoridade sobre alguns números relativos à criminalidade. Não sabendo dos dados no momento, a autoridade olha para um dos jornalistas presentes, repórter de um conceituadíssimo jornal do Rio Grande do Sul, e diz:
- O fulano aqui fez uma matéria essa semana apresentando esses números. Beltrana! (chamando a assessora de imprensa). Tira uma cópia daquela matéria que ele fez com os números, recorta o quadro com os dados que tem nela e dá para a nossa amiga jornalista aqui, que ela quer saber quais são os números exatos.
Moral da história: Matéria jornalística servindo de material de divulgação, release, ou seja qual for o nome que quiserem dar, para órgãos públicos. Os dados foram divulgados em primeira mão pelo jornal, uma semana antes da apresentação do balanço oficial. Tirem suas próprias conclusões.
2 comentários:
Só um pouquinho, vou ali no canto chorar um pouco de desgosto e já volto.
Natusch disse tudo.
Postar um comentário