É engraçado como um governo só funciona na base da pressão. Estou falando mais especificamente da prefeitura de Porto Alegre. A comunidade do bairro Restinga, na zona Sul da Capital, estava correndo o risco de perder uma verba garantida pelo MEC para a instalação de uma escola técnica federal no bairro. A verba estava garantida, o terreno, doado pela prefeitura, também. Entretanto, existia uma coisa que impedia que o MEC enviasse seu corpo técnico para o local para analisar a área e preparar o projeto: o mato.
A equipe do ministério não conseguia chegar ao local porque a prefeitura não roçou e demarcou a área doada. Além disso, não havia sido aberto um caminho no matagal para que os técnicos pudessem chegar ao local. Pude conferir isso in loco, quando fiz uma matéria sobre o assunto, em novembro do ano passado. Passados 5 meses, a prefeitura não havia feito absolutamente nada. Foi então que o tema voltou novamente à mídia, o governo federal botou uma pressão dizendo que se o executivo municipal não tomasse alguma atitude para resolver o problema, a comunidade perderia essa grande oportunidade de dar um gigantesco passo em direção ao desenvolvimento. Pois, não deu outra. A prefeitura mandou na sexta-feira passada cerca de 30 homens e até um trator para limpar o local. Enfim, parece que a escola irá ser construída. Mas, demorou para a prefeitura se mexer. Coisa que, aliás, é uma constante. Há quanto tempo não temos uma grande obra de infraestrutura sendo feita na cidade? A grande preocupação com a Copa do Mundo de 2014 na Capital, pelo menos até agora, não resultou em nenhuma obra concreta para a cidade. Projetos existem muitos. As gavetas das secretarias municipais já devem estar transbordando de papel. Já chegou a hora de agir. Quanto tempo se levou para fazer a 3ª Perimetral? E o conduto Álvaro Chaves-Goethe? A Copa é daqui há 5 anos e nada foi feito. Porto Alegre está parada. Grandes obras demandam bastante tempo para serem feitas. Está na hora de colocar a mão na massa.
9 comentários:
Tchê, o Conduto paralisou a região próxima d'aonde moro de 2005 a 2008. Foram 3 anos de transtorno, mas ao menos a obra foi importante. A Perimetral também, apesar das inexplicáveis 67 sinaleiras.
Exatamente, uma obra grande leva no mínimo uns 3 anos para ser feita. Como se pretende fazer várias, já passou da hora de se começar alguma, pelo menos. Abraço mestre.
A que mais me intriga é o tal metrô.
Aeromovel DJÁ!
Abração cara!
E a Baltazar, que foi reinaugurada ANTES de ser terminada?
Tem alguma obra pública em Porto Alegre que seja iniciativa da prefeitura sem apoio privado?
Os moradores chegaram a acender BOLO DE ANIVERSÁRIO pra obra. Essa é realmente uma vergonha.
Me refiro à Baltazar, só pra deixar claro.
E o mais legal era a Yeda e o Fogaça dentro do busão, na "reinauguração" da Baltazar.
Postar um comentário