terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Um final de semana produtivo

Um final de semana produtivo, artística e culturalmente falando esse que se passou. Ouvi dois discos e assisti à um DVD que impressionaram, cada um do seu jeito.

O primeiro deles foi o novo disco de John Fogerty, vocalista do saudoso Creedence Clearwater Revival. O disco é simplesmente maravilhoso para quem gosta de rock'roll sem frescuras. Indicado ao Grammy de melhor álbum de rock do ano que passou, "Revival", esse é o nome do disco, mistura algumas poucas baladas com músicas ligeiras, levadas com uma guitarra marcante e com o característico vocal rasgado de Fogerty. Essa, alías, foi uma surpresa para mim. Aos 62 anos, o cara continua cantando muito, de fazer inveja pra muito garotão que se acha cantor de rock. Para ouvir do início ao fim.


A minha segunda atividade foi assitir ao novo DVD do Pearl Jam, lançado ainda no ano passado e recém saído em versão brasileira, com legendas em português, "Immagine in Cornice". Filmado em super 8 e dirigido pelo fotógrafo norte-americano Danny Clinch, é um retrato da turnê que a banda fez em 2006 na Itália. Misturando cenas de bastidores com imagens de shows, "Immagine in Cornice" mostra o Pearl Jam por dentro, sus excentricidades e manias. O DVD-documentário mostar porque a banda é a única dos grandes grupos que surgiram em Seattle no início dos anos 1990 que ainda continua na ativa. E muito bem, diga-se de passagem. A qualidade de imagem e som são sensacionais. São 111 minutos de puro rock, tanto fora quanto em cima do palco. Muito bom mesmo.

E, para finalizar, ouvi algo mais calmo, mas não menos genial. Nunca tinha ouvido falar nesse cara mas ouvi por inteiro seu ábum. Estou falando de Andy Mckee e o seu cd "Art of Motion". Sendo sintético, Mckee é violonista e seu disco é somente instrumental. Confesso que babei ouvindo o cd e depois assistindo aos vídeos de suas performances no Youtube. O cara é gênio. Um virtuose. Quem olha para ele não dá nada, um gordinho careca e barbudo. Mas quando ele começa a dedilhar o violão não há como não se impressionar. Pra quem gosta de boa música e admira o som extraído das cordas do violão, Andy Mckee é uma ótima pedida. Um tranqüilizante para fechar um dia agitado musicalmente.

Nenhum comentário: