segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Jornalista tem de ter lado


“Jornalistas devem estar ao lado dos que mais sofrem. Se nos mandassem cobrir o tráfico de escravos no século 18, não deveríamos dar o mesmo tratamento às opiniões do escravo e às do capitão do navio mercador de escravos. Se nos mandassem cobrir a libertação, num campo de concentração nazista, não deveríamos dar o mesmo tratamento às vítimas e ao porta-voz da SS”.

Robert Fisk, jornalista inglês

* Extraído do RS Urgente

3 comentários:

Frederick Martins disse...

Num tempo em que um povo sem um governo está sendo dizimado por outro com um governo forte e armado até os dentes, essa é uma frase que muitos jornalistas (especialmente colunistas de renome) precisavam ler para tomarem vergonha na cara e tirarem as máscaras da falsa imparcialidade que tomaram conta da imprensa gaúcha.

É quase vergonhoso certas leituras que faço dizendo que "é errado fazermos um julgamento precipitado sobre o que está acontecendo em Gaza, não dá pra dizer quem está certo e quem está errado". Ah, só um pouquinho, né?

Pati Benvenuti disse...

Também pensei em postar esse trecho do Fisk, mas a preguiça, obviamente, me impediu.
De qualquer forma, fico feliz que haja amigos que compartilhem minhas mesmas idéias e ideais.
Bjs,
Pati

Paula disse...

Isso, isso, isso. Tu deve ter lido tb aquele texto do Galeano no RS. "Quem deu a Israel o direito de desrespeitar todos os direitos?".
Hasta!